Por um futuro mais sustentável.

Como
Funciona?

O cliente contrata a energia solar da Terra Energia com base no seu consumo anual médio em quilowatts-hora (kWh). Essa análise é feita utilizando a última conta de energia elétrica. Veja como funciona o processo:

• Contrate a assinatura da Terra Energia – Sem Custo e Sem Fidelidade (clique aqui).

• Após a contratação, injetamos todos os meses a quantidade equivalente à média mensal do seu consumo (kWh) em sua casa ou empresa.

• O montante injetado é deduzido na conta da distribuidora CEMIG.

• Após o recebimento da fatura da distribuidora, você receberá a fatura da Terra Energia, que indicará o montante injetado – equivalente à dedução em kWh presente na fatura da distribuidora.

• Pronto: Economia e Sustentabilidade com Energia Solar, sem a necessidade de instalação de placas ou equipamentos em sua casa.

O cliente recebe a energia pela rede de distribuição da CEMIG. Não é necessário nenhum investimento em equipamentos.

Não mude seu
estilo de vida

Mude a fonte
da sua energia

A Geração Distribuída de Energia é aprovada e regulamentada pela ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica (Resolução Normativa n° 482/12, Resolução Normativa n° 678/2015, Lei n° 14300/2022) e universalizou o acesso de casas, apartamentos e condomínios à Energia Solar Fotovoltaica. O que ontem era um privilégio de poucos imóveis, hoje é uma realidade para todos, o acesso a uma energia limpa, sustentável e por um preço melhor que os praticados pela rede distribuidora local.

Transparência na
sua conta

Você recebe, mensalmente, a fatura do seu distribuidor CEMIG. Na fatura estão discriminados os crédito da energia solar e o seu desconto no volume energético (kWh).

A seguir, a Terra Energia envia uma fatura referente aos créditos energéticos, com o desconto na tarifa de energia da CEMIG.

É um processo extremamente simples e sem dificuldade. Nada muda para você, senão a origem da energia que você recebe em casa.

Energia Solar é para todos

As Resoluções Normativas RN 482 e RN 867 da ANEEL, posteriormente consolidadas nos termos da Resolução nº1.059 de 07 de fevereiro de 2023 da ANEEL, regulamentando a Lei 14.300/2022 (“Regulamentação GD”); permitem que consumidores residenciais, comerciais e indústrias de pequeno porte participem de cooperativas e consórcios (GD-Remota) para usufruírem de uma parcela da energia produzida por usinas fotovoltaicas.

Para viabilizar operacionalmente estas micro e mini-usinas, foi criado o Sistema de Compensação que facilita o acerto de contas com a distribuidora, sendo que o consumidor, continua conectado e utilizando a rede da distribuidora de energia – em Minas Gerais através da CEMIG.

As fontes primárias de energia dessas pequenas usinas podem ser das mais diversas naturezas: solar, eólica, biomassa, biogás ou até mesmo as pequenas centrais de geração hidrelétrica, até o limite de 5.000 kW de capacidade instalada. Dada a facilidade de instalação e manutenção, a fonte que mais se popularizou e teve um enorme crescimento foi a solar.

Os parques TERRA utilizam a Energia Solar Fotovoltaica a partir de mini-usinas de 5 MW instalados em Minas Gerais, que empregam as melhores tecnologias disponíveis no Mundo: Painéis Solares de Dupla Face com Sistema de Rastreamento Solar (tracker).

Entendendo o sistema de compensação de energia em regime de GD CompartilhadaRemota Neste regime, as micro ou mini-usinas são posicionadas em locais diferentes daqueles onde o consumo efetivamente acontece. Por exemplo, um consórcio ou cooperativa pode ter sua usina situada em uma região rural, enquanto as unidades consumidoras (casas e estabelecimentos comerciais) estão localizadas nas áreas urbanas. Para contextualizar, uma usina solar fotovoltaica de 5MW pode atender ao consumo médio de 3.000 residências. As usinas, em regimes de Geração Distribuída (GD) Compartilhada-Remota, geram energia que é fornecida para as distribuidoras, como a CEMIG. Estas distribuidoras, por sua vez, convertem a energia fornecida em créditos energéticos. Esses créditos são então alocados para os membros de consórcios ou cooperativas de consumo de energia elétrica. Desta forma, os participantes destes grupos se beneficiam de uma geração de energia mais sustentável e eficiente, com economia que pode chegar a até 20% do custo da tarifa de energia elétrica. A redução do custo tarifário depende de vários fatores, tais como a distribuidora na qual a Usina GD está vinculada, o volume do consumo, condições comerciais discricionárias, dentre outros fatores.

Construir a própria usina exige investimento alto e retorno no longo prazo – em torno de 7 a 8 anos. Além disso a propriedade sofre intervenção física, modificação visual e ainda existem a atenção e gastos recorrentes com a manutenção dos equipamentos. Também existe o risco de a usina não produzir tudo aquilo para o qual foi planejada. Outro aspecto negativo é que praticamente não existe mercado secundário, ou seja, se você não quiser mais a usina, seu valor de revenda é praticamente zero.

Participar de consórcio ou cooperativa pode lhe dar um retorno menor no longo prazo do que construir a própria usina, entretanto, não existem os riscos e os infortúnios de ser um investidor individual. Ao contratar energia solar com a TERRA o investimento é zero, sua propriedade não sofre qualquer tipo de intervenção, não tem risco de performance e os infortúnios da manutenção. Ao mesmo tempo o consumidor ganha o desconto na conta de luz.

Simples, prático e lucrativo: Os investidores constroem e operam a usina remotamente, oferecendo desconto sobre o valor pago pelo consumidor às distribuidoras.

O modelo de negócio da TERRA ENERGIA SOLAR é o de GD-Remota com a constituição de consórcio ou cooperativa. Neste modelo oferecemos descontos aos clientes que aderirem as estas associações. O valor do desconto depende do volume consumido, da tarifa praticada pela concessionária de distribuição de energia e demais fatores tais como o tipo de instalação elétrica.

Você preenche o cadastro no nosso site, informando os seus dados básicos e o seu consumo de energia, incluso na última conta de energia. Se preferir salve uma cópia eletrônica, ou tire uma foto da conta de energia, e envie pelo formulário em nosso site. Em seguida, a TERRA ENERGIA SOLAR irá analisar o seu consumo, calcular o montante mensal de energia a ser compensado e indicar seu desconto na conta de energia.

Sim. Iremos analisar o seu consumo histórico de energia e avaliar se faz sentido você participar neste momento. É importante destacar que todo consumidor paga, na prática dois custos: o custo de distribuição e o custo da energia elétrica. A Terra oferece descontos apenas na tarifa elétrica. Portanto, se o consumo é muito próximo ao limite do custo de distribuição, provavelmente não valerá à pena participar, visto que a economia será mínima.

Uma vez que o consumidor faça a adesão ao consórcio, existem prazos a serem cumpridos. É necessário que o consumidor seja cadastrado na distribuidora e, portanto, a Terra não pode garantir o trâmite interno nas empresas distribuidoras. A Terra acompanha e informa o consumidor mensalmente. Na prática, os prazos observados são de 2 meses.

Totalmente gratuito. Ninguém paga nenhuma taxa de adesão e nem precisa investir em qualquer equipamento ou instalar qualquer medidor. Tudo é por nossa conta.

O desconto é definido a partir do volume de consumo mensal. Quanto maior o consumo, maior o desconto. Clientes TERRA Energia Solar estão habilitados a um desconto base de 10% na média das faturas de energia nos últimos 12 meses. Dependendo do consumo, no caso de estabelecimentos comerciais, os descontos podem chegar a 20% do valor médio nos últimos 12 meses.

Você irá receber duas faturas: 1) da distribuidora com taxas mínimas e eventual consumo acima da sua geração e 2) da TERRAENERGIA SOLAR referente ao montante de energia contratado e compensado na distribuidora. Na soma das duas contas você terá o desconto acordado. A fatura da TERRA Energia você recebe eletronicamente e paga pelo seu banco ou cartão de crédito.

Você pode falar em qualquer um dos canais disponíveis em nosso website, pelo e-mail contato@terraenergia.com.br ou no WhatsApp (34)  99718-5662.